Bomba de calor - Sistema inteligente e de elevada eficiência
16-11-2022
Muitos modelos de bombas de calor estão equipados para trabalhar com o apoio da energia solar, aumentando assim a poupança e a eficiência destes equipamentos. Ao conjugar esta fonte de energia com um emissor, como o piso radiante, por exemplo, consegue proporcionar um excelente nível de conforto na sua casa.
Se pretender mudar o seu sistema de aquecimento, saiba mais sobre o seu funcionamento.
O que é uma bomba de calor?
A bomba de calor é um equipamento que utiliza a eletricidade para transferir calor de uma fonte fria para uma fonte quente, ao contrário de sistemas de climatização que consomem eletricidade para gerarem energia. A tecnologia das bombas de calor permite uma eficiência muito acima dos 100% (2 a 5kWh de energia por cada kWh de eletricidade). Este equipamento é composto por um circuito frigorífico com um compressor, um evaporador, um condensador e uma válvula de expansão.
Como funciona uma bomba de calor?
O funcionamento de uma bomba de calor pode ser comparado ao de um frigorífico, mas de modo inverso. Num frigorífico o calor é conduzido desde o interior até ao exterior. As bombas de calor funcionam de forma exatamente inversa. O calor do ar é conduzido para o interior do acumulador através do sistema de aquecimento. Para aumentar a temperatura, o vapor do líquido refrigerante é comprimido até atingir uma temperatura suficientemente alta para aquecer a água.
Aquecimento e água quente com bomba de calor
Para aquecimento central, a bomba de calor de climatização aquece a água que é depois distribuída através de uma rede de tubos pelos radiadores, piso radiante ou toalheiros. Uma bomba de calor aerotérmica de água quente sanitária (AQS) aproveita o calor presente no ar ambiente para aquecer a água através da ajuda de um compressor e de um gás refrigerante, realizando um ciclo termodinâmico que permite transmitir calor à água armazenada num acumulador com a capacidade adequada ao consumo diário.
Para aumentar a eficiência e poupança deste sistema, pode também tirar proveito da energia solar e proporcionar um elevado nível de conforto na sua casa, com baixo consumo e o mínimo impacto ambiental. Pode conjugar o equipamento com módulos fotovoltaicos para produção de energia elétrica, ou no caso de modelos de bombas de calor com 1 ou 2 serpentinas, pode conjugar o equipamento com um sistema solar térmico para produção de água quente sanitária. São excelentes soluções com um custo anual de energia bastante baixo.
Como escolher uma bomba de calor?
Há vários fatores que determinam a seleção da bomba de calor e, por isso, é recomendado consultar um instalador para serem avaliadas as suas necessidades e as condições da sua casa.Finalidade do sistema
As principais questões serão primeiramente perceber se pretende climatizar a sua casa ou se pretende produzir água quente sanitária, tendo em conta as diferentes tipologias de bombas de calor no mercado. Alguns modelos permitem climatizar e produzir água quente sanitária como, por exemplo, a Ecodan Split, da Mitsubishi Electric.
Local da instalação
O espaço disponível é também um fator determinante visto que necessitará de um espaço para instalar a bomba de calor e todos os componentes de uma instalação. Nesta fase, também será definido o tipo de bomba de calor que se ajusta ao seu caso: monobloco ou split. As vantagens de uma bomba de calor split é que emite menor ruído no interior da casa e não requer condutas para canalização de ar. No caso de uma bomba de calor monobloco tem como vantagens a instalação sem manipulação de gases fluorados, e não necessitam de uma unidade exterior.
Dimensionamento correto do sistema
Caso pretenda uma bomba de calor AQS será necessário determinar a capacidade do equipamento (perfil de carga), de acordo com o consumo diário, que poderá ser estimado com base no decreto-lei n.º 118/2013 que define que uma pessoa necessita de pelo menos 40 litros diários a 50 °C.
No caso de uma bomba de calor de climatização, tem de ser calculada a potência do equipamento de acordo com as necessidades requeridas para alimentar os emissores térmicos.
Um exemplo de bomba de calor compacta (ou monobloco) de água quente sanitária é a Wertec W10 (versão sem serpentina, 1 ou 2 serpentinas), com capacidade de 200L ou 300L, COP até 3.75 e com possibilidade de acessório WiFi para controlar a bomba de calor através do smartphone a partir de qualquer lugar.Sabe o que significa COP?
O COP (Coeficiente de desempenho) é um termo bastante utilizado quando falamos de bombas de calor e representa uma relação entre a energia consumida por uma bomba de calor e a energia fornecida pela mesma. Isto é, um COP com um valor de 3 significa que a bomba consome 1 kWh para produzir 3 kWh.
No entanto, o valor deste fator depende de um conjunto de fatores externos tais como:
- temperatura do ar ambiente;- temperatura da água de entrada na bomba de calor;
- humidade e tiragens de água.
Desta forma, estabelecem-se normas europeias que visam estabelecer um padrão para as condições de ensaio para obtenção deste valor de COP.
Opte por bomba de calor e assegure o seu conforto com este sistema inteligente e de elevada eficiência, recheado de tecnologia.