início notícias tecnilima

Energia solar para produção de água quente sanitária

13-06-2022

A água é o recurso natural mais importante do mundo, por isso, é fundamental que tomemos maior consciência de que a sustentabilidade ambiental é um dever e obrigação de todos nós, assim como uma maior poupança de água, mas não só. O preço da água continua numa subida constante e é cada vez mais um peso substancial nas despesas mensais. Por isso, nunca foi tão importante pensar e procurar soluções mais ecológicas e económicas para a produção de água quente sanitária, que permitam responder aos nossos objetivos domésticos e, simultaneamente, às nossas reais necessidades em casa.

Existem assim várias soluções disponíveis no mercado, como, por exemplo, painel solar ou termossifão quando queremos aproveitar a energia solar num país com condições únicas para o efeito. Esta é uma das soluções mais em conta para ter água quente em casa. Embora possa ser uma solução complicada para quem viva num apartamento sem sistemas solares já instalados, numa moradia é mais fácil de instalar e, apesar de um investimento inicial elevado, é compensado pela poupança a médio-longo prazo.
A primeira pergunta quando surge esta discussão é se deve optar por um painel solar ou termossifão. No entanto, não existe propriamente uma única resposta a esta questão ou tão pouco uma resposta certa, já que tudo depende das reais necessidades de cada família. O importante é então perceber quais são as opções que tem ao alcance e no que consistem, de forma a poder tomar uma decisão sensata e responsável de forma totalmente informada.

Qual é a diferença entre painel solar e termossifão?

O painel solar é um sistema de circulação forçada, onde o acumulador de água quente fica alocado dentro do imóvel, e o painel solar é instalado no telhado ou terraço. Em termos de eficiência, existe menos perda de calor já que o acumulador é colocado no interior. Isso permite uma maior poupança de energia elétrica.
Um exemplo de um painel solar é o Vitosol 100-FM, da Viessmann, com tratamento seletivo exlusivo e inovador Thermprotect que protege os coletores contra o sobreaquecimento.



O termossifão é um sistema de circulação natural, que funciona de uma forma mais ou menos semelhante, já que consiste igualmente num painel solar instalado no telhado ou terraço da casa, mas a diferença é de que, neste caso, o depósito da água fica junto ao painel, na parte superior do mesmo. A instalação de um termossifão é mais rápida e económica, além de ocupar muito menos espaço, o que significa que é uma ótima opção para casas mais pequenas. Como desvantagem, o sistema de termossifão apresenta uma menor eficiência energética, já que há mais perdas de calor, uma vez que o depósito é instalado no exterior.
Um exemplo de um termossifão é o Kairos Thermo GR2, da Chaffoteaux, com depósito de armazenamento bem isolado com transferência de calor a 360º.



Como já tivemos oportunidade de referir anteriormente, não existe propriamente um sistema de energia solar para o aquecimento das águas sanitárias que seja melhor ou pior que o outro. Tudo depende das necessidades e dos objetivos de cada família e de cada casa. Com o apoio de uma bomba de calor de água quente sanitária, monobloco ou split, como a Wertec W10, por exemplo, o sistema solar térmico é uma excelente solução com um custo anual de energia bastante baixo. Para garantir o conforto e a máxima poupança, é necessário que o acumulador de água quente tenha a capacidade adequada ao consumo diário.

Aproveite as energias renováveis de que o planeta dispõe e proporcione um elevado nível de conforto na sua casa, com baixo consumo e o mínimo impacto ambiental.