início notícias tecnilima

O que é o Piso Radiante?

27-02-2019

O piso radiante é considerado um dos sistemas de aquecimento mais eficaz e é um dissipador de calor que devemos considerar, sempre que pensarmos em construir ou renovar uma habitação, combinado com uma bomba de calor, por exemplo.

A uniforme distribuição da temperatura no interior das casas ou escritórios cria uma agradável sensação de bem-estar físico e garante uma notável economia de energia com máxima liberdade na decoração dos espaços, num ambiente saudável e limpo. 

“No inverno pés quentes, cabeça fria”, é um provérbio que dá a entender como funciona o aquecimento por piso radiante, sendo este um sinal de conforto, a emanação do calor é realizada através de toda a superfície, atingindo-se deste modo a temperatura ideal para as exigências de conforto do corpo humano.


Como funciona o Piso Radiante?

O funcionamento do piso radiante é simples, é constituído por uma rede de tubos de polietileno, instalados por baixo do pavimento. Através desses tubos, circula a água quente a uma temperatura entre 30ºC e 45ºC!
O sistema de aquecimento por pavimento é compatível com qualquer tipo de revestimento: cerâmica, parquet, mármore, tijoleira, etc.
De lembrar que um sistema de aquecimento com radiadores tradicionais implica o uso de uma temperatura em torno de 60/70ºC!


Para que serve o Piso Radiante?

O princípio é simples, transformar o pavimento da sua casa num grande dissipador de calor, o que permitirá, graças à elevada superfície aquecida, que todos os elementos inertes do espaço (Paredes, móveis...) adquiram o calor libertado pelo piso, contribuindo mais tarde para a manutenção da temperatura desejada por longos períodos de tempo. Por outro lado, a ausência de emissores convencionais, como radiadores ou ventiloconvectores, reduz os movimentos convectivos do ar, diminuindo a dispersão de pó e impurezas, e as diferenças térmicas verificadas em determinadas zonas.

Estes emissores que durante anos perturbaram a decoração dos mais variados espaços, podem hoje ficar de parte, dando total liberdade a arquitectos, decoradores e os seus clientes para ocupar todas as áreas sem condicionamentos.
Este sistema, idealmente combinado com equipamentos modulantes, como bombas de calor, permite atingir níveis de conforto elevadíssimos com a máxima eficiência.