Já ouviu falar em caldeiras de condensação a pellets? Saiba mais sobre a tecnologia de condensação nas caldeiras a pellets
26-01-2022
As caldeiras a pellets com tecnologia de condensação também utilizam o calor residual contido nos gases de combustão, ao contrário das tradicionais, tornando-as, portanto, particularmente económicas e eficientes em termos energéticos.
Como funciona a tecnologia de condensação?
Na combustão tradicional de pellets, a água acumula-se na forma de vapor no gás de combustão e não é reaproveitada. No entanto, é precisamente esse vapor de água que é arrefecido abaixo da temperatura de condensação com a tecnologia de condensação. Este processo produz condensados que, por sua vez, liberam calor durante a transformação. Esse ganho adicional de calor é alimentado no sistema de aquecimento, onde pode ser reutilizado.
Os sistemas de aquecimento com tecnologia de condensação utilizam quase toda a energia contida nos gases de combustão dos pellets. Este benefício adicional de aprox. 16,3% com pellets é simultaneamente a economia de energia possibilitada pela tecnologia de condensação. Um exemplo de uma caldeira a pellets com tecnologia de condensação é a Pellematic Condens, da Ökofen, que atinge níveis de eficiência de até 107,3%.
As caldeiras a pellets com tecnologia de condensação alcançam uma redução nas emissões de cinza de 40–50% em comparação com caldeiras tradicionais sem esta tecnologia.
Devido à sua alta eficiência e ao baixo nível de emissões, as caldeiras de condensação a pellets com eficiência energética de classe A+ ou superior, qualificam-se para o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, um apoio do Fundo Ambiental em vigor até 30 de abril de 2022.