início notícias tecnilima

Taxa de IVA dos painéis solares desceu para 6% 

11-08-2022

A proposta da aplicação de uma taxa de IVA de 6% para a entrega e instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos, assim como outras deduções ambientais que promovam a eficiência energética dos edifícios, foi discutida e aprovada no Orçamento de Estado de 2022. Assim, desde 1 de julho de 2022 a taxa de IVA dos painéis solares passou de 23% para 6% para acelerar a transição energética para uma energia mais verde, um dos pilares da estratégia europeia 2030 que rege o Plano de Recuperação e Resiliência. O OE2022 pretende também agilizar o licenciamento de painéis solares, reforçar as verbas de apoio à instalação de painéis fotovoltaicos e simplificar os procedimentos relativos à descarbonização da indústria com hidrogénio verde. 

Para além da descida da taxa de IVA para 6%, o apoio do Estado aumentou também o valor do Vale Eficiência para 1.378 € - um programa disponibilizado às famílias com tarifa social - adotando um passo muito importante para o planeta.

De acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), estima-se que cerca de 660 a 740 mil pessoas estejam em situação de pobreza energética severa, enquanto 1,2 a 2,3 milhões de pessoas estão em situação moderada em Portugal, um país com condições únicas para tirar proveito da energia solar. Ao conciliar as energias renováveis de que o planeta dispõe com a tecnologia inteligente, consegue proporcionar um elevado nível de conforto na sua casa, com baixo consumo e o mínimo impacto ambiental. A correta instalação e utilização do sistema solar permite recuperar o investimento inicial mais rapidamente e baixar significativamente a fatura de eletricidade.


Painel solar Vitosol 100-FM (Viessmann)

Existem vários módulos fotovoltaicos e painéis solares térmicos no mercado com diferentes tecnologias que promovem a eficiência e o desempenho. Os painéis solares da Viessmann, líder mundial no fabrico de sistemas de climatização, estão equipados com Thermprotect - uma tecnologia exclusiva de proteção contra o sobreaquecimento - que autolimita a captação de energia solar ao atingir uma determinada temperatura, obtendo um rendimento superior, sem diminuir o desempenho. São exemplo disso os painéis solares Vitosol 100-FM que, para além do Thermprotect, contém a tubagem integrada de impulsão e de retorno que permite uma instalação simples e segura de sistemas de maiores dimensões através de tubos de união flexíveis em aço inoxidável. Podem ser instalados até doze coletores solares em paralelo de canais. Os coletores planos são de aplicação universal para instalação sobre o telhado ou terraço.

Tire proveito da energia solar, uma energia renovável que não se esgota.